quarta-feira, maio 25, 2011

Boa comida, boa música e boas notícias!














Na Noite de Música Portuguesa, um jantar de angariação de fundos para celebração do 30º Aniversário do Centro, os convidados puderam partilhar com o Centro para além da comida deliciosa e boa música, a notícia de que a Câmara Municipal de Cascais (CMC) irá assinar uma protocolo com o Centro para a nova creche, no caso de a segurança social não o fazer.















No discurso de abertura do jantar, o Presidente da CMC, Carlos Carreiras, afirmou a disponibilidade da câmara para um protocolo com o Centro para a nova creche.

Isto logo após o apelo feito pelo Pe. Manuel Gonçalves, o Presidente do Centro Comunitário, no seu discurso de abertura.














O Presidente da CMC elogiou e agradeceu o trabalho do Centro Comunitário de Carcavelos por fazer aquilo que “o Estado não é capaz, muitas vezes não pode, e às vezes também não quer fazer (…) e de uma forma muito mais eficaz do que alguma vez o Estado, se fosse capaz de o fazer, o faria”. Carlos Carreiras reforçou que “enquanto presidente de Câmara e em nome do município de Cascais, somos nós que temos a agradecer aquilo tudo que tem sido feito a partir do Centro Comunitário e o apoio que tem dado a tantos e tantos cidadãos que têm passado aqui”.

Quanto à nova valência que o edifício quase terminado trará, Carlos Carreiras salientou que “este momento de crise está a levar a que cada vez mais haja uma procura muito maior deste tipo de apoio social ao nível da primeira infância. Por isso para nós este recurso é fundamental, e penso que para a população envolvente vai ser uma oferta que procuram muito. Havendo essa oferta, será também uma forma de atenuar estes momentos difíceis que estamos a viver”.

O evento realizou-se no auditório do novo edifício, ainda em fase de acabamentos, o que suscitou ainda mais a curiosidade de muitos dos participantes, inclusive a de Carlos Carreiras: “É fundamental verem que estas obras nascem com bastante esforço, depois de estarmos num mundo onde tínhamos tudo como adquirido. É importante realizarem-se estes festejos ainda no que será o salão polivalente do Centro, mas ainda completamente inacabado! Acho que a ideia foi excecional e dou os parabéns também por isso!”.

O jantar teve a total adesão da comunidade, tanto no que diz respeito à ocupação das mesas (que foram todas compradas e mesmo com lista de espera para eventuais desistências), como no que diz respeito a donativos: particulares e paroquianos fizeram doaram alimentos e bebidas enquanto que o grupo musical em cartaz participou sem qualquer contrapartida.

Veja aqui as fotos do Jantar!

sexta-feira, maio 20, 2011

Há 30 anos...

Como tudo começou? Este post é para os que não viveram a fundação do Centro Comunitário e também para os que apenas a querem recordar.
O artigo abaixo foi publicado em 2010, na edição 157 da newsletter mensal do Centro, o Ágora.
Nele, os próprios fundadores do Centro contaram como a vivenda cor-de-rosa se tornou o Centro Comunitário de Carcavelos.

quinta-feira, maio 19, 2011

Uma semana de celebração no Centro Comunitário

Para festejar 30 anos de existência o CCPC preparou uma semana de atividades diversas:

Segunda feira - 16 Maio - Dia do Aniversário do Centro

Começámos a venda do porta-chaves com o logótipo do Centro!



Fizemos um jogo de pistas nas salas do Centro, que incluiu funcionários, seniores e crianças do Espaço ABC.


Cantámos "Parabéns" ao Centro!


Terça feira - 17 Maio - Jogo "Quem quer, ganha!"

Lançámos um jogo especialmente dirigido aos participantes dos ateliês do Centro. Um conjunto de perguntas sobre o Centro. Quem acertar o maior número ganha um tabuleiro de xadrez!

Quarta feira - 18 Maio - Torneios desportivos

A chuva também marcou presença no aniversário do Centro. Os torneios tiveram de ser cancelado devido ao piso molhado...

Quinta feira - 19 Maio - Jogo "Quem é o Cromo?"

O jogo consiste em associar as fotos de criança (sem qualquer identificação) com as fotos dos funcionários do Centro no quadro ao lado. Quem será quem?

Tamanho do tipo de letra













Sexta feira - 20 Maio - Jantar de Angariação de Fundos

Para sexta à noite ainda vamos contar com um ótimo serão a ouvir boa música e a comer um belo arroz de pato. Já reservou a sua mesa?

(este texto foi escrito segundo as regras do novo acordo ortográfico)

segunda-feira, maio 16, 2011

Parabéns CCPC!!

30º aniversário do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos

De centro comunitário da paróquia de carcavelos

Conversas à Tarde - Romeiros de S. Miguel

José Pereira Bastos nas "Conversas à Tarde"

Há 4 anos que José Pereira Bastos faz as romarias na Ilha de S. Miguel nos Açores. Faz parte de um dos "ranchos" (nome dado aos grupos de romeiros) que percorrem a ilha em 8 dias, para rezar nas "casas de Nª Senhora" (locais de paragem durante a romaria).

José Pereira Bastos (ao Centro) com dois romeiros.

José Pereira Bastos diz que a tradição surgiu depois de uma erupção vulcânica que destruiu a aldeia de Vila franca do Campo. Criou-se o hábito de um grupo de homens se reunir todos os anos pela altura da quaresma e fazer esta romaria para fazer orações para evitar uma nova tragédia.


São 250 km de percurso feito apenas por homens, junto à costa, e no sentido dos ponteiros do relógio. É uma viagem espiritual e um percurso de sacrifício, uma vez que os romeiros não podem usar qualquer proteção para a chuva. Usam um traje tradicional: um xaile comprido de lã e um lenço colorido ao pescoço.

Paragem para oração

Cada "rancho" tem um mestre, a pessoa responsável por aceitar os pedidos de oração das populações por onde passam. É também ele que determina as alturas de paragem, de oração e de dormida. Para dormir, os romeiros são distribuídos pelas casas da população onde param.

Geralmente acordam às 3h30 da manhã e as caminhadas começam às 4h. É uma romaria difícil e rigorosa, mas próximo ano José Pereira Bastos lá estará novamente. Será o quinto ano consecutivo do percurso.

(Nota: Este texto foi escrito segundo as normas do novo acordo ortográfico)

sábado, maio 14, 2011

Preocupas-te??

O Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos realizou novamente o jogo de simulação “Preocupas-te?”, desta vez com as alunas do curso de Apoio Psicossocial da Escola Profissional Val do Rio, do Pólo de Cascais.

As futuras técnicas de serviço social tiveram de assumir o papel de utentes do Centro durante algumas horas e passar pelos diversos serviços. Família em dificuldades, idoso à procura de ocupação, toxicodependente à procura de tratamento, jovens a tentar um trabalho de férias…

O “Preocupas-te?” foi criado em 2010 como forma de sensibilizar os adolescentes para a realidade social da freguesia de Carcavelos. Desta forma, os alunos das escolas secundárias tiveram a oportunidade de conhecer diversas instituições sociais em Carcavelos.

Em Ano Europeu do Voluntariado, as alunas da escola Val do Rio ficaram especialmente sensibilizadas com o ato altruísta dos voluntários que colaboram com o Centro. “Eu estava a simular que ia fazer uma atividade de voluntariado e apareceu uma pessoa para fazer se inscrever para voluntariado. É bom saber que há pessoas assim”, confessou uma das alunas.

Fique a saber mais nesta reportagem realizada pelo canal C, da Geração C:


(nota: este texto foi escrito segundo as normas do novo acordo ortográfico)

quinta-feira, maio 12, 2011

Jantar de Angariação de Fundos!

30º aniversário do Centro Comunitário - reserve já a sua mesa!

quarta-feira, maio 11, 2011

Conselhos e de prevenção e segurança


O espaço Sénior do Centro Comunitário recebeu a agente Sandra Carreira, da PSP de Cascais, para uma sessão de esclarecimento sobre Prevenção e Segurança.

A agente deixou alguns conselhos fundamentais:

- Quando circulamos a pé, devemos fazê-lo de frente para os veículos e sempre com a mala de mão do lado interior para evitar roubos por esticão.

- Em grandes ausências pedir a alguém de confiança para ir buscar o nosso correio. Uma caixa do correio cheia leva a suspeitar que não está ninguém na nossa casa.

- Em grandes ou pequenas ausências não deixar bilhetes nas portas ou noutros locais a avisar que está fora.

- Em mercados, compras ou transportes manter sempre a mala e carteira bem fechados e dar atenção aos nossos valores quando fazemos pagamentos. o dinheiros deve estar em vários sítio diferentes e se possível em bolsos interiores.

- Cuidado com as situações em que as pessoas dizem estar feridas ou em perigo. Pode ser uma simulação para nos assaltar ou magoar. Não se deve parar nem prestar auxílio. Deve-se prosseguir e ligar o 112 a reportar a situação.

- Não abrir a porta a nenhum empregado que diz ser de algum serviço público. Mesmo as identificações podem ser falsificadas. Os burlões aproveitam estes serviços para entrar na nossa casa e levar valores que estejam à vista.

segunda-feira, maio 02, 2011

Todas as novidades do Centro Comunitário na newsletter Ágora 163

agora163 Maio

Precisamos da sua colaboração!

Estamos a organizar um Jantar de Angariação de Fundos para a construção do novo edifício. Terá lugar no dia 20 de Maio e a ementa será Arroz de Pato. Precisamos da sua ajuda através da oferta de patos para a confeção do jantar.

Colabore com esta iniciativa!