sexta-feira, julho 11, 2014

Teatro Sénior e Almoço de Convívio

No dia 2 de Junho o Grupo de Teatro Sénior apresentou a peça “Regiões de Portu­gal”, com encenação de Agostinho Velez. Na reali­dade, esta temática já tinha sido abor­dada no CCPC, mas “recebemos vários pedidos para explorar­mos novamente o tema das Regiões de Portugal, mas desta vez de uma forma dife­rente; até as escolas já nos tinham pedido para abor­darmos este tema”, expli­ca Agostinho. Inicialmente seria um espetáculo dirigi­do às crianças, com o in­tuito de dar a conhecer os trajes, músicas, gastrono­mia e utensílios tradicio­nais portugueses, mas os planos contaram com al­gumas alterações: “queríamos que os mais novos ganhassem conhecimento das tradições de Portugal através desta peça, mas à medida que a fomos de­senvolvendo e incrementando elementos, começamos a repa­rar que tínhamos nas mãos algo bastante completo e com uma duração elevada, o que poderia tornar-se demasiado massudo para os miúdos”. 
Desta forma optou-se por fazer um primeiro espetáculo para o público sénior, com fados e canções completas e com uma banda ao vivo, que veio a acres­centar ainda mais complexidade a esta perfor­mance, constituída por 25 atores e 4 músi­cos.
Após esta exi­bição, fica tam­bém a vontade de dar continui­dade à ideia ini­cial pois, segundo Agostinho, “provavelmente vamos pegar nesta peça de teatro e adaptá- la para o público infantil, mas de uma forma mais leve e tam­bém com uma duração mais curta”. 
Almoço de convívio
No dia 6 de Julho foi organizado, pelos membros da Comissão Sénior, um almoço de convívio que marcou a interrupção das atividades seniores, durante o período do verão. O almoço contou com a actuação do Gru­po de Folclore e com a recita­ção de poemas (inspirados nos monitores de cada atividade). 
Houve também oportunidade para alguns dos intervenientes darem o seu testemunho, rela­tivamente às actividades de­senvolvidas pelo Espaço Sénior, uma vez que “as actividades ao dispor dos seniores no CCPC são bastante diversificadas (Ginástica Geriátrica, Teatro, Boccia, Folclore, Informática, Inglês…) ”. 
Nas palavras de Fernando Sil­va, ”…este ano foi eleita uma comissão sénior, no sentido de poder interpretar junto da Di­reção do CCPC as ideias e perspectivas dos utentes do Espaço Sénior. Umas das coisas que se conseguiu, foi que todas as ter­ças-feiras à tarde se tenha uma atividade que abranja a maior diversidade de temas possível (poesia, cinema, jogos lúdicos, cuidados médicos, gastrono­mia…)”.
Interrupção das ativi­dades seniores
De 29 de Junho a 4 de Julho decorreram as férias seniores. O destino elegido pelos própri­os, por votação em Assembleia Sénior, foi a Quinta do Crestelo, na Serra da Estrela. Durante 6 dias e 5 noites os utentes foram acompanhados por Isa­bel Botelho e conheceram lo­cais como a Torre e a Aldeia do Sabugueiro, os Museus do Brinquedo e do Pão, degusta­ções regionais e ainda oficinas de produtos tradicionais.
As atividades do Espaço Sénior serão retomadas em meados de Setembro.


Vizinhos com Alma e Inauguração da Mercearia do Centro


 Bom dia Caros Vizinhos!
O Pe. António Teixeira há 2 anos deixou-nos uma missão a todos os que abraçaram este projeto dos Vizinhos com Alma: 
"Com cada um, com todos, podemos e conseguiremos fazer com que a realidade FOME seja banida desta nossa terra de Carcavelos..."
E…passados 2 anos, cá estamos todos a sonhar que será possível viver numa comunidade como a nossa sem fome e sem carências. Por isso 250 vizinhos, homens e mulheres com a sua generosidade acreditaram numa palavra – PARTILHA - e não se conformaram com esta situação, todos estes meses têm contribuído com géneros.
Apesar de recebermos uma média de 3000 géneros mensalmente, desde Janeiro 2014, este mês de Junho, não chegámos aos 1500 e é importante salientar que todos os meses saem da mercearia cerca de 12000 géneros para as famílias carenciadas de Carcavelos.
E…
relativamente a estes dados, não podemos deixar morrer este projeto semeado pelo Pe. António e que conseguiu alimentar muitas famílias.
Hoje essas famílias, graças à boa vontade destes Vizinhos, conseguiram superar a pior das carências que existe – A Fome! Graças aos Vizinhos, muitas crianças deixaram de ir com fome para a escola, graças aos Vizinhos, muitos pais conseguiram preparar 3 refeições por dia, graças aos Vizinhos muitos pais deixaram de se deitar sem comer.
É verdade , em pleno século XXI, ainda há muitas famílias em que esta é a sua realidade diária. Famílias como a nossa, que nunca pensaram que isto lhes poderia acontecer, famílias que já tiveram a sua vida estruturada, organizada, com filhos em colégios particulares e que neste momento contam os cêntimos para ir buscar um pouco de carne para os seus filhos.
Caros Vizinhos esta é a nossa realidade na freguesia de Carcavelos, dos nosso Vizinhos, dos que moram mesmo ao nosso lado e quem sabe da mesma família. Sim porque há muitos que nem sequer à família querem transmitir o momento que estão a atravessar.
No passado dia 25 de Junho, no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, realizou-se mais um encontro dos Vizinhos com Alma. Correu muito bem, apesar de terem aparecido poucos vizinhos – 8. Os que apareceram, deram um feedback muito positivo e alguns deles falaram pelo grupo de vizinhos que representam e que estão muito satisfeitos com esta forma de angariar donativos bem como pela transparência do projeto.
(Em anexo seguem os dados apresentados no passado dia 25 de Junho).
Nessa noite falámos também da Mercearia, agradecemos a todos os que contribuíram através do BES crowdfunding para erguer este novo projeto que consiste numa nova forma de distribuir os géneros alimentares às famílias – convidámos os presentes e enviámos um convite por email a todos para a inauguração que foi no dia 30 de Junho, pelas 16:30.
Como foi referido nas linhas anteriores, apesar do vosso contributo valioso, ainda assim o que recebemos não chega para assegurar a maior parte das necessidades das famílias ,pelo que por vezes, em sos, temos de solicitar géneros no facebook. Tendo em conta a experiência de anos anteriores, há o receio que aproximando-se o período de férias, haja ainda uma diminuição dos donativos.

Posto isto, os géneros necessários para este mês de Julho , são:
Leite
Azeite
Leguminosas lata /frasco
Açúcar
Manteiga /queijo
Ovos


Caros Vizinhos,
vocês fazem parte de um projeto único, em que uma comunidade solidária e generosa decidiu ficar atenta às necessidades dos outros ,que se uniu e decidiu partilhar bens alimentares, para tornar Carcavelos numa freguesia onde se pode viver com mais dignidade.
Citando o Pe. António:
“… Os Vizinhos com Alma sou eu e és tu.”
“É hoje, é agora, que mudamos o mundo…”

Obrigada,

Zulmira Pechirra
Coordenadora Projeto Intervir

quinta-feira, julho 03, 2014

5º Aniversário da Loja Geração C de Trajouce


Voluntariado na Primeira Pessoa - Brigitte Castera

Brigitte Castera é voluntária no Stock Social - Loja “Corações Cheios”, situada no Centro Comercial Riviera. De origem francesa, reside em Portugal há três anos, embora já tenha vivido anteriormente no nosso país e no Brasil.
Começou a desenvolver o seu trabalho de voluntariado no Centro Comunitário há cerca de ano e meio atrás, depois de lhe terem sugerido esta Instituição na Junta de Freguesia de Carcavelos.
Foi após a reforma do marido que Brigitte, com 60 anos e demasiado tempo livre à sua disposição, resolveu ser voluntária e “oferecer tempo aos outros”. Apesar de nunca ter praticado voluntariado, aceitou de bom grado o convite para fazer alguns turnos na Loja dos Corações, em Matarraque.
Desde que abriu a loja no Riviera que encarou a mudança como algo de natural, pois mora muito perto e domina várias línguas. Assim, está disponível para fazer diferentes horários e apta a atender os vários turistas que visitam o Centro Comercial.
Para além de atender o público, Brigitte também participa nas rotinas de funcionamento e organização da loja. Apesar de não se considerar “uma comercial”, acredita que “é importante que as pessoas se sintam bem com o que compram”.
Confessa adorar o seu trabalho como voluntária porque “tem sido uma lição de vida” e lhe permite conviver com “pessoas de diversas nacionalidades” e sempre num excelente ambiente.