terça-feira, abril 15, 2014

Sessão Informativa - A segurança não tem idade

Decorreu no passado dia 17 de Março, do Centro Comunitário, uma ação de formação destinada ao público sénior, promovida pela União de Freguesias de Carcavelos e Parede. Durante a acção,  os Agentes da PSP da esquadra da Parede exibiram um vídeo e responderam às perguntas da assistência. 
O Plano Idoso Seguro insere-se no âmbito do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade da Polícia de Segurança Pública, incidindo sobre os grupos de risco da população concelhia. 
 Os idosos são considerados um grupo de risco porque são potenciais vítimas de crime, fruto da sua falta de autonomia, da sua clausura domiciliária e até da sua exclusão social.  
Os crimes mais frequentemente cometidos contra a população sénior são o roubo, o furto, a burla e a violência doméstica. O objetivo do Programa Idoso Seguro é sinalizar os idosos em risco, encaminhando os processos para as instituições competentes (Centros de Saúde, Segurança Social). 
Foram transmitidas à assistência, de forma bem humorada, as medidas de prevenção a adotar para evitar assaltos e furtos; bem como os conselhos a seguir quando estes acontecem. 

A PSP tem a preocupação, em cada uma destas ações, de sensibilizar a audiência para que dê a conhecer casos que se enquadrem nos critérios de risco, por forma a expandir a rede de informação, permitindo às instituições atuarem. 
Finda a exibição do vídeo, seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, partilha de histórias pessoais e, no final, um lanche de confraternização. 
 A PSP da Parede possui um formulário que distribuiu pelos idosos presentes, com o intuito de ampliar a base de dados existente, onde a informação mais importante são os contactos de emergência a que poderá recorrer, caso seja necessário (os números de telefone de familiares, vizinhos e amigos são inestimáveis instrumentos de auxílio).
Vanda Maltez,
Voluntária  

Sem comentários: