sexta-feira, novembro 08, 2013

Passeio Sénior: Autocarro Anfíbio - conhecer Lisboa com um SPLASH!


A premissa da empresa HIPPOtrip é no mínimo intrigante: explorar alguns dos pontos turísticos mais importantes de Lisboa, por Terra e por Mar.
Com partida na Doca de Santo Amaro (Docas, em Alcântara), é prometida uma viagem cheia de surpresas, num circuito de aproximadamente 90 minutos. O que diferencia este circuito de muitos outros, é o facto de os últimos 30 minutos serem feitos num percurso marítimo. 

No dia 1 de Novembro, exactamente às 10h30, teve início a grande aventura dos nossos séniores. O primeiro destino foi a Praça do Comércio, seguido do Marquês do Pombal, Jardim da Estrela, Museu da Electricidade, Mosteiro dos Jerónimos e Doca do Bom Sucesso. Em cada um destes pontos, foi contada uma história divertida acerca do local. “Pesquisamos muitas histórias engraçadas sobre os monumentos e outros locais, menos conhecidas”, diz Catarina Tomé, da empresa HIPPOtrip. Foram também dados certos avisos de segurança, procedimentos a ter em conta tanto em terra, como no mar. 

A interacção entre os animadores e o grupo foi fundamental para o clima de descontracção e boa disposição que se instalou. Para Fernando Silva este foi um dos passeios organizados pelo Centro que mais gostou: “trabalhei aqui na zona do Terreiro do Paço cerca de 40 anos, mas fiquei surpreendido por me darem a conhecer factos históricos que eu nunca tinha ouvido!” 

Chegando à Doca do Bom Sucesso, a expectativa era elevada: chegara o momento mais esperado, o passeio marítimo, chamado pelos animadores como o momento do grande SPLASH! Nesta meia hora de passeio, o animado grupo passou pelo Padrão dos Descobrimentos, pela Torre de Belém, pela Torre VTS e também pelo Centro Náutico de Algés. O grupo aproveitou para conviver e para tirar fotografias, enquanto ouvia as histórias divertidas dos animadores.
Depois do almoço, o grupo aproveitou também para visitar o Museu da Marinha.
Este passeio foi uma verdadeira aventura, teve uma óptima adesão e a opinião é unânime: é uma experiência para repetir.

Formação para voluntários sobre atendimento e técnicas de venda


No dia 7 de Novembro organizamos no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos uma formação para voluntários sobre atendimento e técnicas de venda.

A formação foi dinamizada pela Bianca Mendonça (formadora voluntária). As formandas salientaram a parte dinâmica e prática da formação, destacando a expressividade da formadora, como algo fundamental para que “nem dessem pelo tempo passar”. 

Esta formação teve como objectivo aprofundar conceitos e ferramentas de atendimento ao público e técnica de vendas para ajudar os voluntários na sua acção. Segundo a formadora, “houve uma óptima adesão e conseguimos reunir um grupo muito participativo, que contribuiu com muitas sugestões e boas ideias”.

Para Carmo Rebelo, “estas formações acabam por ajudar profissionalmente e também em diversas áreas das nossas vidas”.
Já para a Liliana Tavares, esta é a primeira formação em que participa e não poupa elogios à formadora e à iniciativa: “esta formação tem uma componente prática que facilita muito a nossa aprendizagem!”.


Apesar de muitas já se conhecerem, esta formação ajudou a estabelecer também novos contactos. “Somos todas voluntárias e algumas já nos conhecemos de várias lojas, mas também ficamos a conhecer novas colegas e tivemos a oportunidade de criar novos laços, para além de toda a aprendizagem”, indicou Carmo. 

Esta formação ajudou fundamentalmente a lidar com a abordagem ao cliente, a desenvolver ferramentas para aquilo que pode ser melhorado e trabalhado e também a lidar com situações mais difíceis com que se possam deparar.