sexta-feira, novembro 02, 2012

Banco de Livros: Uma ideia que se transformou numa experiência de sucesso



 
A ideia partiu de um professor sem qualquer ligação prévia ao Centro Comunitário de Carcavelos, mas o Centro apoiou-a e o resultado foi um sucesso. Nas últimas semanas o Banco de Livros permitiu a troca de centenas de manuais escolares.
Tudo começou este verão, quando o professor Frederico Costa, soube, através da comunicação social, da existência de um movimento de troca de livros escolares.
“Sendo verão, e portanto férias e tempo livre, interessei-me pela ideia geral e procurei saber mais sobre o que estava a acontecer”, conta.
Ao constatar, com surpresa, que não existia qualquer Banco de Livros no concelho de Cascais, o docente decidiu agir: “Não existindo, passaria a existir”. 


Apesar de nunca ter tido qualquer relação com o CCPC, Frederico Costa sabia tratar-se de uma instituição “muito dinâmica, ativa e participativa em questões sociais” e pensou que seria a instituição ideal para colmatar as limitações que sentia a nível individual: falta de tempo e espaço, e dificuldades em transmitir credibilidade e em fazer a divulgação.
“São precisamente estas limitações que o CCPC pode facilmente contornar (…) Digamos que o CCPC tem um potencial enorme para fazer acontecer”, sublinha.
Dirigiu-se então ao Centro, que aderiu de imediato à ideia, disponibilizou o espaço e fez a divulgação, além de disponibilizar voluntários para a seleção e organização dos livros por ano escolar.
A partir daí, o processo ganhou vida. As pessoas começaram a trazer manuais escolares usados – é necessário que sejam dos últimos três anos e que estejam em bom estado – e a levar outros, sem ser preciso qualquer intervenção.
Para Frederico Costa, a iniciativa teve “uma adesão fantástica”, considerando que o banco de livros abriu na semana em que se iniciou o ano letivo, quando muitos pais já tinham comprado os livros.
Embora admita ser difícil estimar o número de livros trocados desde que abriu o banco de livros, por ser uma iniciativa “em ‘experiência’ e ‘manual’”, o professor arrisca dizer que terão sido “seguramente centenas”.


O sistema é simples: qualquer pessoa pode dirigir-se ao Banco de Livros procurar os manuais que procura e, se encontrar, pode levá-los sem qualquer encargo. Do mesmo modo, qualquer pessoa pode contribuir com os livros que tenha em casa e aos quais já não dê uso.
Os livros que não forem levados não serão desperdiçados. “A primeira hipótese” é dar os manuais a escolas que não tenham acesso a livros facilmente. “Existem associações que têm possibilidade de os enviar para países nos países africanos de língua portuguesa e estamos a trabalhar com eles para que isso aconteça”, conta Frederico Costa”.
“Alternativamente, poderemos sempre contactar com o Banco Alimentar e participar no projeto ‘Papel por Alimentos’”.
Satisfeito com os resultados deste ‘projeto piloto’, o autor da ideia garante que é uma iniciativa para repetir “e para melhorar” e admite ter “outras ideias que vão tomando forma e que promete apresentar ao CCPC.


Filipa Parreira (voluntária)

Sem comentários: