sexta-feira, agosto 17, 2012

Porta Aberta



Um pequeno video sobre as nossas atividades de verão com as crianças.
Edição e imagem de José Fialho

Centro Comunitário no programa Verão Total














Susana Martins (a coordenadora do Espaço Sénior do CCPC) foi convidada a participar no programa da RTP, "Verão Total," para explicar qual o papel do Centro em ano Europeu para o Envelhecimento Ativo.

Aqui fica para todos poderem ver:

http://www.rtp.pt/play/p913/e90221/verao-total-2012/251412


Centro Comunitário ganha prémio de Mérito Ambiental da Emac

O Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos obteve o primeiro lugar no concurso de Mérito Ambiental organizado pela Emac, a empresa municipal responsável pela gestão dos resíduos no Conselho de Cascais.















Entre outras iniciativas, através do projeto "Pegada Verde", foram colocados em todos os gabinetes caixotes de reciclagem de papel e embalagens, que são regularmente verificados.

No ano letivo que passou o CCPC foi a instituição que separou uma maior quantidade de material reciclado. Muitos parabéns ao Centro e a todos os que contribuem diariamente para a separação dos resíduos!

segunda-feira, agosto 13, 2012

Entre em cena no palco do Centro

Para conhecer mais um dos ateliês “artísticos” do Centro Comunitário – o Teatro – falámos com Natasha Marjanovic, a nossa formadora desde 2006.

















Natasha Marjanovic

Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos: Qual o número de alunos deste ateliê?
Natasha Marjanovic: O número máximo de alunos por grupo é de 15 e o mínimo é de 8. Mas, em média, temos por volta de 20 crianças e de 10 adultos.

CCPC: A que idades se destina?
NM: O curso para crianças é para idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, e dos adultos é dos 16 sem restrição de limite de idade.

CCPC: Ao longo do ano foram feitos quantos espetáculos?
NM: Fizemos uma apresentação no final do ano letivo aplicando todo o saber adquirido.

CCPC: Para além de aprenderem uma forma de se expressar corporal e verbalmente, o que mais pode o teatro desenvolver em termos de capacidades pessoais?
NM: No teatro as pessoas intervêm com o corpo, a palavra, a sua timidez, a sua sensibilidade, as suas recordações e os seus sonhos. Através do jogo dramático tomamos consciência dos nossos hábitos, conhecemos outras formas de reagir e de nos concentrarmos. Mais importante, aprendemos a contracenar com os outros, com os espaços...
A arte da representação ensina-nos técnicas de comunicação que podemos adquirir com tempo e treino: posição do corpo, colocação da voz, intensidade do olhar, a improvisação, a concentração e a respiração.
Por exemplo, de uma respiração errada começam vários outros problemas de comunicação e poucas pessoas têm consciência disso. Daí eu insistir em ensinar aos meus alunos a respirarem bem.

CCPC: Há quanto tempo dá estes ateliês?
NM: Estes ateliês foram desenvolvidos nos últimos 15 anos e no Centro Comunitário de Carcavelos desde o ano de 2006.

CCPC: Quais os dias e horários?
NM: As aulas são sempre às Terças-feiras das 18h40 às 19h40 para as crianças e para os adultos das 20h15 às 21h45.
Quando enchemos o grupo das 18:40 para crianças abrimos inscrições para um segundo grupo das 17:30 até 18:30. Temos tido sempre 2 grupos de crianças excetuando o último ano.

CCPC: Apenas o espetáculo do final do ano teve assistência? Qual a reação?
NM:Os espetáculos de fim de ano têm sempre muito público e é uma grande festa.
Recebemos muitos, mas mesmo, muitos elogios!

Ficam alguns registos fotográficos da festa do final de ano para ver o que anda a perder :)




















Natasha na apresentação de final de ano






















Cenário























Peça



Em setembro abrem novas inscrições e talvez seja altura de entrar em cena no palco do nosso Centro!

Texto: Maria Rodrigues (voluntária)
Fotos: Luísa Ventura

terça-feira, agosto 07, 2012

Ao som da guitarra

















Mais um dos ateliers dedicado às artes. Desta vez no mundo da música, e mais especificamente dedicado a um instrumento: a guitarra.

Depois da excelente atuação ao vivo no Arraial dos Santos Populares no Centro Comunitário, falámos com dois dos professores e dois dos alunos.

Pedro Pires é professor de guitarra há já 4 anos e diz que, embora as aulas estejam abertas dos 6 aos 67 anos, a média de idades é de 13, 14 anos.

















Pedro Pires

Outra das professoras, Tânia Ramalho, também já está no Centro como professora de guitarra há 3 anos. Ao longo do ano a turma de guitarra fez duas atuações ao vivo: no Natal e no Arraial.















Tânia Ramalho


O ÁGORA falou também com alguns alunos. Pedro Sá que já frequenta o ateliê há 10 anos e ao longo deste tempo teve 3 professores diferentes. Toca por amor à música, mas a sua profissão (técnico de som) também o faz manter-se nestas aulas, já não apenas pelas técnicas que aprende, mas pelo convívio e amizade que inevitavelmente vão nascendo.
As aulas de guitarra do Miguel Torres começaram há 4 anos e diz que ainda têm “muito para aprender em termos técnicos”, e que “o professor é espetacular”.















Em outubro recomeçam os ateliês do Centro. As aulas de guitarra são de 50 minutos e uma vez por semana.

Como não há idade para aprender seja o que for, pode inscrever-se já e dar-nos o prazer de ouvir o som da sua guitarra!

Texto: Maria Rodrigues
Fotos: Luísa Ventura