segunda-feira, junho 04, 2012

Projeto “Esperança de Recomeçar” nas novas instalações















Em Maio o Projeto “Esperança de Recomeçar” foi de malas e bagagens para o novo edifício.
Fomos saber junto dos técnicos, monitores, voluntários e utentes o que trouxe este novo espaço.

Filipe Silva, coordenador do projeto, disse-nos que o novo espaço foi um motor de mudança de comportamentos e que trouxe uma maior dignidade ao projeto. “Os utentes sentem este espaço como deles, permitindo uma maior proximidade entre toda a equipa técnica e os utentes”, diz o técnico.

O objetivo continua a ser o mesmo: fazer acreditar que vale a pena mudar!

Falámos, também com uma das voluntárias do projeto, Fernanda Almeida. A voluntária afirma que a mudança fez com que os utentes permaneçam “mais tempo neste espaço que acaba por ser a sua segunda casa ou para alguns a única”, confessa.














Fernanda Almeida e Filipe Silva

O monitor mais “jovem” deste projeto é José Luís Teixeira. Acompanhou o “Esperança de Recomeçar” desde o primeiro dia e confirma que esta mudança veio fazer com que haja mais adesão por parte dos utentes. “Permite uma maior interatividade, uma vez que todos os serviços se concentram apenas num só espaço”, diz José Luís.

Falámos ainda com um dos utentes, Paulo Silva, que frequenta o Centro há um ano e 4 meses. Paulo considera que estas instalações são “5 estrelas” e que com elas o relacionamento melhorou.














Paulo Silva e José Luís Teixeira

Alexandra Espírito Santo, ou “Xana”, como carinhosamente é chamada por todos, é mais uma das pessoas que faz parte da equipa deste projeto e que nos salientou a importância da melhoria significativa das condições dos balneários onde os utentes podem tomar banho.














Eddie e Xana

Maria Rodrigues (Voluntária)

Sem comentários: