quarta-feira, maio 02, 2012

Formação para Empregadas Domésticas



Esta formação surgiu da necessidade de aumentar competências e conhecimentos na área do Serviço Doméstico, para pessoas que já trabalham nesta área ou que pretendem iniciar esta atividade profissional. O Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos e o Centro Comunitário da Paróquia da Parede trabalham em freguesias vizinhas, com uma população semelhante, e reconheceram que esta era uma formação necessária para pessoas que já têm experiência na área mas que não têm quaisquer qualificações. É também uma forma de o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) ser mais eficaz na ligação entre as pessoas que precisam de um empregada doméstica e as que trabalham ou querem trabalhar como tal.
A parceria entre os dois Centros vem também otimizar recursos e alargar esta formação a clientes da Parede e de Carcavelos, dando assim a possibilidade a mais pessoas de adquirirem estas competências.
Desta forma, os módulos de Higiene e Limpeza Habitacional, Cuidadores de Crianças, Higiene e Desinfeção Alimentar, Etiqueta, Lavandaria e Engomadoria, Prestação de Cuidados a Idosos e Competências Interpessoais, são ministrados no Centro Comunitário da Paróquia da Parede, por voluntários de ambas as instituições. O módulo de Culinária, que ocupa as manhãs, é o único a realizar-se no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos.
Esta parceria permitiu também utilizar e rentabilizar materiais de formação de ambos os Centros, minimizando os custos que implicam as aulas.
O ÁGORA acompanhou o módulo de Culinária, com a formadora Mariana Balcinha, uma cozinheira com larga experiência e empresária na área da restauração durante 56 anos. As nossas formandas puderam ter formação prática na cozinha da Casa Jubileu 2000 (uma residencial para pessoas em situação de exclusão social), e durante uma semana foram as responsáveis pela confeção do almoço da residência.
O módulo de Culinária vai muito além do aprender receitas e dicas de cozinha. Como assinalou a Dona Mariana, (como é mais vulgarmente chamada) tem de se aprender a “trabalhar com o que se tem”. Até porque nas “casas das futuras patroas é isso que também vai acontecer”, destacou ainda. As refeições da casa têm de ser pensadas em função dos alimentos que a Casa Jubileu tem já disponíveis. E nisso a cozinheira de serviço tem já a experiência e a imaginação necessárias para esta “ginástica” culinária.
Carne de porco à alentejana, jardineira, arroz doce, doce da avó, sopa de hortaliças, feijoada de chocos… apenas alguns pratos que foram feitos pelas formandas, sempre orientadas pela Dona Mariana. Enquanto  preparam as refeições vão também ajudando noutras tarefas da cozinha: limpar bancadas, arrumar a loiça, pensar e preparar a refeição do dia seguinte…
É uma formação gratuita e realiza-se em horário intensivo durante cerca de duas semanas. As formandas podem ainda optar por realizar apenas um dos módulos acima indicados. Cada um terá duração e horários próprios. Se estiver interessada inscreva-se no Gabinete de Inserção Profissional (GIP) do Centro Comunitário de Carcavelos.
Importante: se quer colaborar com esta iniciativa, precisamos ainda de uma tábua de engomar com forro e de dois ferros. Se tem algum destes materiais e não precisa, poderá entregar no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos. Obrigado!

Sem comentários: