terça-feira, junho 14, 2011

Conversas à Tarde - Chás e Infusões

O professor Valentim Almeida voltou a trazer um tema bastante aromatizado ao "Conversas à Tarde". Desta vez falámos de ervas para Chás e Infusões que facilmente podemos ter em casa ou colher perto de casa. Assim sendo, em vasos (mesmo na varanda), o professor recomenda ter cidreira, Lúcia-lima, erva-príncipe e hortelã-pimenta.


A colher nas matas perto de casa: podemos encontrar a tília, o funcho, o hipericão, a camomila e o sabugueiro. Vale a pena pesquisar algumas fotos destas plantas. Às vezes passamos por elas e não relacionamos o seu aspecto ao seu nome e as suas possibilidades como erva de chá.

Estas plantas devem ser colhidas na altura própria do crescimento de cada uma e sempre à tarde ou à noite. Nunca se devem colher quando o sol está a pique porque se perdem propriedades importantes das plantas. A secagem deve ser feita sempre à sombra e numa zona arejada.



Ficam algumas propriedades benéficas de algumas das plantas mencionadas:

Cidreira: Calmante, tal como a Camomila.

Lúcia-lima: muito digestiva, indicada para ingerir logo a seguir à refeição, tal como a Erva-Príncipe.

Hortelã-pimenta: Digestiva e colerética (aumenta a secreção da bílis - benéfica para o funcionamento do fígado); é também indicada para gripes com tosse e dor de garganta.

Tília: insónias, gripes e bronquites.

Sabugueiro: muito bom para baixar a febre porque impulsiona a sudação.

Funcho: regularizador do ciclo menstrual; estimula a produção de leite mamário.

Hipericão: anti-depressivo.



No final da sessão a Tuna Ibérica da CVP, pólo de Cascais, voltou a brilhar com a sua intervenção.

Sem comentários: