O José Henriques, com 12 anos, do grupo dos mais velhos (os beterrabas com chapéu vermelho escuro) conheceu o Gabriel (11 anos) num lance polémico no futebol. Na mesma situação conheceu a Sara Oliveira (12 anos), que marcou “um grande golo” nesse jogo. Fez também uma grande amizade com o Bernardo Andrade (8 anos), do grupo dos mais novos (os batatinhas, com chapéu azul claro) depois de perder alguns jogos de Ping-Pong e Matraquilhos. Entre os melhores amigos estão também os dois primos Pedros Águas e o Tomás Cardoso com 9 anos. “Gosto dos meus amigos porque são alegres, gostam quase todos de fazer o que eu gosto e quando preciso deles eles estão cá”, diz.
A Beatriz Santos (12 anos) e a Margarida Águas (11 anos) são as duas do grupo dos beterrabas e são melhores amigas na Porta Aberta. Já tinham estado as duas juntas nas actividades do ano passado, mas só este ano é que se conheceram melhor. “Nem nos lembrávamos uma da outra!”, admite a Beatriz. Este ano foi mesmo o facto de estarem no mesmo grupo que as fez aproximarem-se. “Isso e as pulseiras!”, diz. Beatriz e Margarida começaram uma espécie de negócio de pulseiras feitas com linha de tricotar. A Margarida ensinou à Beatriz como se faziam e depois os amigos começaram a pedir. Hoje as encomendas também são um factor de proximidade.
Margarida e Beatriz fazem tudo juntas mas também têm algumas amizades com meninas do grupo dos mais novos, os batatinhas. “Gostamos de as ajudar e às vezes explicamos como funcionam os jogos”, diz Margarida.
O Martim Moreira, de 12 anos, diz que os seus melhores amigos são o Tomás Cardoso (9 anos) e o João Rocha (8 anos). “conheci-os logo no primeiro dia. Fomos jogar futebol e ficámos na mesma equipa. Gostamos todos de jogar Ping-pong e fazemos grandes torneios”.
Tomás, Martim e João.
A Sara Oliveira (12 anos) também tem um grande grupo de amigos. Diz que é mais próxima da Beatriz Santos (12), do Bernardo Andrade (8 anos) e do Marcelo Gomes (12 anos). Conheceu a Beatriz através do basquetebol, o Bernardo a jogar Ping-pong e o Marcelo a fazer malabarismos.
1 comentário:
crianças alegres são crianças felizes
Enviar um comentário