segunda-feira, julho 28, 2008

26 de Julho foi o Dia Nacional dos Avós


A deputada social-democrata Ana Manso fez a proposta, e o dia 26 de Julho foi instituído como Dia Nacional dos Avós através de uma Resolução da Assembleia da República. A data não foi escolhida ao acaso. Segundo o calendário litúrgico, 26 de Julho é o dia de Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria e os avós de Jesus Cristo.

Segundo reza a história, No século I a.C , Ana e Joaquim viviam em Nazaré. Não tinham filhos, mas desejavam-nos muito. Um dia um anjo apareceu a Ana e comunicou-lhe que ela estava grávida. Algum tempo depois nasceu uma menina que foi baptizada Maria. Ana faleceu quando a filha tinha apenas três anos.

Ana e Joaquim ficaram assim destacados como os padroeiros dos avós. Teresa Almeida Pinto, presidente da Associação VIDA reflectiu um pouco sobre o assunto.

Destacou que “o reconhecimento político da importância dos avós foi recentemente reforçado no Novo Sistema de Regulação das Relações Laborais (Junho, 2008), que permite aos avós trabalhadores o direito a faltar ao trabalho para assistência aos netos menores, em substituição do pai e da mãe trabalhadores.” A dirigente lamentou no entanto, que “ainda não se reconhece o direito dos netos cuidarem dos avós”.

Teresa Pinto fala ainda de um “afastamento” dos avós das famílias, que poderá ser justificado pelos fluxos migratórios em especial para os grandes centros urbanos, provocados pela procura de melhores condições económicas. “Esta assimetria agravou-se com a entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho, que sem retaguarda familiar para o cuidado dos filhos menores, recorrem cada vez mais ás estruturas de apoio social”.

Para além do afastamento ditado por questões económicas, também os novos padrões sociais provocam alterações. O aumento do número de divórcios deixa de fora os avós, que muitas vezes ficam “órfãos de netos”.

A presidente deixa ainda a questão: “que evolução social teremos num cenário em que as crianças e jovens crescem sem um modelo de “avó” biológico ou “adoptivo”?”.

O Dia dos Avós vem quase como medida obrigatória para destacar e promover o papel dos avós no seio da família. É preciso manter este suporte afectivo e financeiro de pais e filhos.

quarta-feira, julho 23, 2008

Movimentos para a Inteligência Emocional


"Mas afinal Inteligência, Movimento e Saúde, o que é que têm a ver?". Foi com esta premissa que Rute Túbal voltou ao nosso espaço de discussão. O tema sugeriu mais movimento e os idosos do Espaço Sénior aderiram.

Rute começou por explicar a constituição do cérebro e as funções das diferentes partes. O importante seria estimular os dois hemisférios do cérebro de igual modo. Foi por isso que Rute nos recomendou a fazer exercícios cruzados: braço direito toca na perna esquerda, braço esquerdo na direita, e assim sucessivamente.

Não é apenas uma forma de estimular o físico. A movimentação cruzada é uma forma de raciocínio que estimula o cérebro.

Rute fez ainda jogos cerebrais: visuais (fizemos um exercício de memória em que um dos idoso fechou os olhos enquanto alterámos elementos na sala; o objectivo foi encontrar o que estava diferente); e auditivos (os idosos repetiam um conjunto de palmas que Rute dava início).

A contabilista polivalente ainda deixou conselhos de leitura. Ler ajuda a estimular a concentração e isso permite estimular a "massa cinzenta".

Para quem pretende usar o cérebro ainda por muitos e longos anos...

terça-feira, julho 08, 2008

As quedas no "Conversas à Tarde"

As estagiárias de Enfermagem, Sara Sanches e Joana Marques, trouxeram ao Espaço Sénior um tema que aflige grande parte dos idosos do Centro. Com o avanço da idade, o corpo deixa de responder com a mesma rapidez de antes e a inevitável queda acontece.

Foi uma sessão de conversas direccionada especialmente para os idosos do Centro de Dia, mais dependentes na sua mobilidade. As "Conversas" decorreram num registo mais individual, onde cada pessoa contou em que circunstâncias já tinha caído.

Joana e Sara aproveitaram os testemunhos para dar algumas indicações sobre pequenas coisas que podem ser feitas em casa para evitar as quedas.

O próximo "Conversas à Tarde" está agendado para dia 15 de Julho, terça-feira, contando de novo com a curiosa do mundo dos vegetais, Rute Túbal, que promete pôr toda a gente a mexer.

quinta-feira, julho 03, 2008

Arraial 2008

O ABC tratou de vender rifas e pipocas e fazer uma marcha; os idosos dançaram folclore e cantaram; houve barracas de jogos e com produtos artesanais. Houve música com José Marques e os Soul Music. o Saint Dominic's Gospel Choir trouxe os ritmos gospel. As guias animaram o jogo do bingo. Havia boa disposição e boa comida para todos. Melhor do que falar disso é mesmo ver o que aconteceu:


Se quiser saber mais pode sempre consultar a próxima edição do Ágora!