segunda-feira, agosto 04, 2008

Férias Desportivas em Monsanto

O Centro Comunitário adaptou o seu programa de férias para adolescentes e, através de uma parceria com a escola Rui Águas e a Academia Central, levou os jovens para Monsanto, para um parque de campismo bem equipado e posicionado.

Os jovens poderiam aproveitar estas férias em regime de internato ou externato, mas claramente é um tipo de actividade que pode ser aproveitada em pleno se as crianças dormirem no campo e usufruírem do convívio que esse facto proporciona.

Cristina Gil, a responsável pela iniciativa, tratava do dia-a-dia diversificado destes adolescentes: as manhãs eram preenchidas por ginástica e desporto; seguia-se o almoço feito ali mesmo no camping e o início da tarde era celebrado por uma eucaristia, num altar improvisado no acampamento.

Depois da missa, a tarde era preenchida por jogos de pistas ou jogos tradicionais. Em dias especiais houve mesmo paintball. O jantar era seguido por jogos nocturnos que implicavam actividades físicas e jogos com pistas.

O grupo dividia-se em equipas que tinham de ter um nome, um grito de “guerra”, um hino e uma coreografia. No início da semana formavam-se as equipas e construía-se o acampamento. No final, somava-se os pontos, arrumava-se “a casa” e atribuíam-se os prémios.
O mês de Julho foi generoso e apenas choveu no último dia. Os dias foram brindados com calor e sol e a muito apetitosa piscina do parque foi sempre um bom pretexto para descansar.

Sem comentários: