quinta-feira, maio 29, 2008

Conversas à Tarde - "Ansiedade e Depressão"


São estórias que ouvimos e por vezes achamos que não são possíveis. É o filho que não voltou para ver a mãe. É o marido que já não nos compreende e se tornou uma presença intolerável. É a falta de vontade de sair da cama e de fazer as coisas que outrora nos davam tantos motivos para “beber” a vida.

Sebastião Magalhães, um psicólogo voluntário do Centro Comunitário, trouxe à memória recordações boas e más. Trouxe o diálogo e a partilha de emoções e sentimentos. Trouxe a vontade de contar o que se passa.

O “Conversas à Tarde” amadureceu um pouco e sentámo-nos todos a ouvir e a comunicar. O psicólogo soube pegar na sua audiência muito especial, e conseguiu que temas como a solidão e o medo fossem chegando a debate, contados na primeira pessoa.

Conhecendo ou não as pessoas que ouviam, certo é que, aos poucos, a vergonha foi-se dissipando e o íntimo revelou-se. Sem medos. Sem embaraços. Apenas com a esperança de que alguém ouça e perceba o que se sente.

“Ansiedade e Depressão” trouxe uma tarde de convívio, de partilha, mas acima de tudo de possibilidade. Possibilidade de ter um pouco mais e de não se resignar à adversidade.


sexta-feira, maio 23, 2008

A Festa dos Vizinhos no Centro

Para o dia 29 de Maio, o Centro Comunitário resolveu organizar uma Festa dos Vizinhos, integrando-se na celebração a nível europeu.

A iniciativa começou em 1990, em França, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos em 1990 criaram a associação "Amigos de Paris" (Paris d'amis) no 17º bairro da cidade francesa, que pretendia aproximar e mobilizar as pessoas.

Assim sendo, o objectivo neste dia é que os vizinhos organizem as suas festas e acabem por sentar-se todos à mesa.

O Centro Comunitário não quis deixar passar este dia em branco e vai organizar, quinta-feira, dia 29, um serão se convívio para os seus vizinhos.

Às 19h00 o grupo de teatro "Rambóia" entra em cena com a peça "Uma Verdadeira Comédia" e de seguida teremos um jantar partilhado. Contamos com a sua presença e contribuição com comida e bebidas para este jantar. Venha aproveitar um final de tarde animado connosco!

quarta-feira, maio 21, 2008

Conversas à Tarde - Ansiedade e Depressão

A nova actividade "Conversas à Tarde" vai regressar já no dia 27 de Maio, agora dedicada ao tema "Ansiedade e Depressão". O orador convidado é o psicólogo Sebastião Magalhães, que fará uma apresentação e esclarecerá dúvidas.


Se tem alguma questão em relação a este problema não perca esta tarde de conversa e convívio.

Inscrições para monitores na "Porta Aberta" já estão abertas


As inscrições para monitores da "Porta Aberta" iniciaram a 15 de Maio e irão decorrer até 15 de Junho.

A "Porta Aberta" integra actividades de verão para crianças dos 6 aos 12 anos, decorrendo todos os dias do mês de Julho e Agosto, das 9h00 às 18h30.

Por isso, se gostas de trabalhar com crianças, tens mais de 16 anos e procuras um trabalho em equipa, desloca-te ao Centro Comunitário para te inscrever como monitor.

sexta-feira, maio 16, 2008

Conversas à Tarde – “Vamos falar sobre o pão”

No dia 13 o Centro iniciou uma nova actividade. Chama-se “Conversas à Tarde” e pretende ser um espaço de partilha de experiências. Existe sempre um orador convidado que introduz um tema, mas o objectivo central é iniciar uma conversa.

O dia 13 contou com Margarida Macedo, uma cara já conhecida no CCPC, uma vez que é formadora dos cursos de Cozinha Vegetariana. Margarida trouxe-nos um tema que, aparentemente simples, tem afinal muito que se lhe diga: o Pão.

Seja ele de centeio, aveia, trigo, milho ou de outros cereais, o pão sempre teve um lugar privilegiado na alimentação do Homem. Margarida tratou de nos apresentar a sua constituição e as suas características.

Falámos principalmente do pão feito a partir do trigo. Margarida trouxe desenhos representativos do cereal por si elaborados e mostrou-nos em ponto grande como é constituído. A reter: o trigo é muito rico em proteínas e tem inúmeras propriedades que são fundamentais para o corpo humano. Problema: o modo como o pão é confeccionado hoje em dia faz com que a maioria dessas proteínas, vitaminas e minerais sejam simplesmente eliminadas e possa ocorrer um outro fenómeno de bloqueio do aproveitamento do cálcio na refeição.

Por isso a nossa orientadora levou-nos a tempos idos e explicou que o método de confecção artesanal (em que o pão era feito com farinha que retinha o cereal completo e em que o processo de levedura demorava muito mais tempo – uma vez que não tinha a ajuda de químicos) produz um pão muito mais saudável e resistente.

Esta “viagem” por outros tempos foi acima de tudo partilhada pelos idosos do Espaço Sénior, que recordaram e deram a recordar a altura em que eles próprios faziam o seu pão no velho forno a lenha.

Não sendo fácil para as donas de casa de hoje em dia fazer este pão, Margarida deixou ainda algumas dicas em relação a locais onde se pode comprar este tipo de pão.

Agendado ficou também o festejo do aniversário da Dona Genoveva, com a promessa de Margarida em trazer-nos um bolo saudável para comemorar o dia. Um espaço que começou por ser apenas de conversa converteu-se em convívio e fraternização.

Venha conhecer este novo evento, e traga-nos também temas que possam trazer novamente a confraternização à sala do Espaço Sénior.

O próximo “conversas à Tarde” será no dia 27 de Maio, às 14h30, desta vez com o tema “Ansiedade e Depressão”, trazido pelo psicólogo Sebastião Magalhães.

terça-feira, maio 13, 2008

Os Stand-up Comedians

Diego Parra Duque já deixou terras lusas, mas não sem antes deixar a sua marca em mais um workshop no Centro. Desta vez o tema eleito para os dias 10 e 11 de Maio foi a Stand-up Comedy. Mas engane-se quem julga que os participantes eram profissionais da área ou aspirantes a tal. O objectivo é meramente saber pegar na comédia e aplica-la ao dia-a-dia de cada um.

Mais uma vez o método do workshop não é revelado. “Cliché” ou não, julgo neste caso, as imagens valem mesmo por si.

Aguardamos o nosso “profissional do riso” até ao próximo ano, para que nos traga mais workshops inspiradores.