terça-feira, abril 15, 2008

Violinos voltam a fazer festa no Centro


A tarde de Domingo foi presenteada com uma e outra gotas de chuva que se misturaram com as notas musicais dos violinos que voltaram a preencher o salão polivalente do Centro. O objectivo? Mostrar aos mais pequenos que os CD's e o MP3's não são a única forma de fazer música.


A ansiedade e as expectativas eram muitas antes da aula.


A violinista Rita Mendes foi a formadora responsável por esta iniciativa. Logo no início fez questão de avisar os "papás" presentes que não poderiam existir interferências no decorrer do Atelier.


Depois de dados os avisos às "mães-galinha", a aula pode finalmente começar. Os futuros violinistas só poderam entrar no recinto quando ouviram musica. Tudo a postos?


"Aqui só se pode cantar!", avisa Rita aos seus meninos. "Quem não falar a cantar perde o jogo!". E é assim que cumprimenta todos os seus músicos.


Anabela é o apoio de Rita na aula. A assistente ajuda a cantar e ajustar o material.


A nossa formadora começa por apresentar o violino e mostrar o som que dele vem.


Neste atelier conhece-se a fundo este instrumento clássico. Para além do som explorou-se o toque da madeira, das cordas, do arco... e até mesmo o cheiro do violino.


Depois de dar uso aos sentidos, os nossos futuros violinistas experimentam movimentar o instrumento. Primeiro com um a fingir...


Depois com um a sério...


Finalmente o atelier culminou num pequeno concerto, uma surpresa dos pequenos músicos para os seus pais.


Sem comentários: