segunda-feira, abril 28, 2008
Conversas à Tarde
quinta-feira, abril 24, 2008
As cinco "Histórias de Encantar"
Desta forma, à semelhança do que aconteceu na estreia de “Uma Verdadeira Comédia”, do Grupo de Teatro” Rambóia”, no dia 18 o salão encheu para ver a peça. Desta vez tínhamos um convidado de honra: a Escola Básica 1º Ciclo da Rebelva.
Para além dos cinco contos, o evento contou com entretenimento nos intervalos. Uma avozinha surda e esquecida, uma netinha preocupada e um fiscal dos comboios com os “nervos em franja” fizeram as delícias das crianças que assistiram.
Também a animar, o nosso estagiário David foi o músico de serviço.Depois das peripécias de uma avó que tenta ir de comboio para Bragança, foi tempo de a nossa carochinha cantar até arranjar um marido: o João Ratão.
Depois foi a vez de uma galinha mostrar o que vale e enriquecer um camponês com ovos de ouro...
… um barqueiro enfrenta o desafio de transportar uma raposa, um ganso e um saco de milho para chegar ao outro lado do rio…… a Rainha Santa Isabel volta a transformar pão em rosas…
… e o lobo mau do Capuchinho Vermelho tem um final… diferente!
Foi altura de fechar as cortinas e dizer adeus a mais uma grande peça do Espaço Sénior.
Tanto o Grupo de Teatro do Espaço Sénior como o “Rambóia” vão voltar a trazer-nos as suas peças. Não perca!
quarta-feira, abril 16, 2008
Uma amostra da Mostra
Veja aqui uma pequena amostra do que os nossos actores são capazes.
terça-feira, abril 15, 2008
Violinos voltam a fazer festa no Centro
A tarde de Domingo foi presenteada com uma e outra gotas de chuva que se misturaram com as notas musicais dos violinos que voltaram a preencher o salão polivalente do Centro. O objectivo? Mostrar aos mais pequenos que os CD's e o MP3's não são a única forma de fazer música.
A ansiedade e as expectativas eram muitas antes da aula.
A violinista Rita Mendes foi a formadora responsável por esta iniciativa. Logo no início fez questão de avisar os "papás" presentes que não poderiam existir interferências no decorrer do Atelier.
Depois de dados os avisos às "mães-galinha", a aula pode finalmente começar. Os futuros violinistas só poderam entrar no recinto quando ouviram musica. Tudo a postos?
"Aqui só se pode cantar!", avisa Rita aos seus meninos. "Quem não falar a cantar perde o jogo!". E é assim que cumprimenta todos os seus músicos.
Anabela é o apoio de Rita na aula. A assistente ajuda a cantar e ajustar o material.
A nossa formadora começa por apresentar o violino e mostrar o som que dele vem.
Neste atelier conhece-se a fundo este instrumento clássico. Para além do som explorou-se o toque da madeira, das cordas, do arco... e até mesmo o cheiro do violino.
Depois de dar uso aos sentidos, os nossos futuros violinistas experimentam movimentar o instrumento. Primeiro com um a fingir...
Depois com um a sério...
Finalmente o atelier culminou num pequeno concerto, uma surpresa dos pequenos músicos para os seus pais.