terça-feira, janeiro 30, 2007

Voluntariado

André, Miguel, Mauro e Diamantino são quatro jovens que frequentam o 9º ano, na Escola Secundária de Carcavelos, e estiveram presentes, como voluntários, na Ceia de Natal este ano. Embora de tenra idade, estes jovens quiseram assumir a “responsabilidade de ser Solidários”, como nos diz Diamantino.
Souberam da Ceia de Natal, do Centro Comunitário, pela Professora Ana Quintas que os encaminhou ao Centro para fazer a inscrição como voluntários.
Quando perguntámos o que os motivou a participar nesta iniciativa? A resposta foi unânime – “Ajudar quem mais precisa!”. “Sentimos que se todos ajudarem as coisas correm melhor para toda a gente, se todos ajudarem as pessoas que tem mais necessidades podem ter uma vida melhor” diz Diamantino.
No dia 13 de Dezembro estiveram presentes na reunião dos voluntários que antecede a Ceia, um “momento muito importante para ter noção de como tudo deve funcionar, para nos orientar, definir quais as tarefas e a quem se dirigir em caso de alguma duvida…” refere Mauro.
Estes jovens ficaram integrados no 1º e 2º turno - Preparação da Sala e Serviço de Mesas respectivamente - “no inicio a preparação da sala demorou algum tempo” - Miguel “tinha que ficar tudo ordenado e deu algum trabalho arrumar a sala” - Mauro, mas “depois foi tudo muito rápido as pessoas chegaram foi servido o jantar e saíram para ir buscar o cabaz” – Miguel.
Pertinente era perguntar o que “levam” os voluntários desta experiência? “Muitas coisas” contam…. Diamantino, o jovem com mais experiência em questões de voluntariado, menciona que para ele faz todo o sentido a frase “É possível as coisas acontecerem” uma vez que a colaboração de todas as pessoas envolvidas na Ceia de Natal a tornam uma realidade.
Para o Mauro o mais importante foi perceber que devia “ser mais tolerante e ter mais paciência com as pessoas”. Para o André poder simplesmente ajudar foi o mais relevante e para o Miguel fazer amigos e participar é o principal.
Todos eles esperam estar presentes em muitas outras Ceias e em muitas outras iniciativas como esta, o Voluntariado passou a fazer parte das suas vidas como um hobbi ou como uma actividade extra-escolar essencial….
(Rita Almeida)

Sem comentários: