terça-feira, janeiro 30, 2007

Ginástica geriátrica

Ás terças e sextas das 9h15 às 10h15, no Centro.

Voluntariado

André, Miguel, Mauro e Diamantino são quatro jovens que frequentam o 9º ano, na Escola Secundária de Carcavelos, e estiveram presentes, como voluntários, na Ceia de Natal este ano. Embora de tenra idade, estes jovens quiseram assumir a “responsabilidade de ser Solidários”, como nos diz Diamantino.
Souberam da Ceia de Natal, do Centro Comunitário, pela Professora Ana Quintas que os encaminhou ao Centro para fazer a inscrição como voluntários.
Quando perguntámos o que os motivou a participar nesta iniciativa? A resposta foi unânime – “Ajudar quem mais precisa!”. “Sentimos que se todos ajudarem as coisas correm melhor para toda a gente, se todos ajudarem as pessoas que tem mais necessidades podem ter uma vida melhor” diz Diamantino.
No dia 13 de Dezembro estiveram presentes na reunião dos voluntários que antecede a Ceia, um “momento muito importante para ter noção de como tudo deve funcionar, para nos orientar, definir quais as tarefas e a quem se dirigir em caso de alguma duvida…” refere Mauro.
Estes jovens ficaram integrados no 1º e 2º turno - Preparação da Sala e Serviço de Mesas respectivamente - “no inicio a preparação da sala demorou algum tempo” - Miguel “tinha que ficar tudo ordenado e deu algum trabalho arrumar a sala” - Mauro, mas “depois foi tudo muito rápido as pessoas chegaram foi servido o jantar e saíram para ir buscar o cabaz” – Miguel.
Pertinente era perguntar o que “levam” os voluntários desta experiência? “Muitas coisas” contam…. Diamantino, o jovem com mais experiência em questões de voluntariado, menciona que para ele faz todo o sentido a frase “É possível as coisas acontecerem” uma vez que a colaboração de todas as pessoas envolvidas na Ceia de Natal a tornam uma realidade.
Para o Mauro o mais importante foi perceber que devia “ser mais tolerante e ter mais paciência com as pessoas”. Para o André poder simplesmente ajudar foi o mais relevante e para o Miguel fazer amigos e participar é o principal.
Todos eles esperam estar presentes em muitas outras Ceias e em muitas outras iniciativas como esta, o Voluntariado passou a fazer parte das suas vidas como um hobbi ou como uma actividade extra-escolar essencial….
(Rita Almeida)

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Visite



Exposição sobre os 25 anos do Centro Comunitário no Centro Comercial Riviera - Carcavelos 27 de Janeiro - 04 de Fevereiro.
O nosso agradecimento ao Riviera Center por ter cedido o seu espaço gratuitamente.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

As janeiras - um momento intergeracinal







Com o novo ano chega o momento de perpetuar a tradição de cantar as janeiras.
Os idosos do espaço sénior criam os versos e ensaiam a música, as crianças da escola da Rebelva também já fazem parte desta tradição.
As crianças vieram ao Centro cantar as janeiras para os idosos, e estes também cantaram para elas. Juntos foram cantar as janeiras à junta de freguesia de Carcavelos. E a digressão continua com a visita ao Centro Comunitário da Parede e outras instituições da zona.

A Ceia de Natal foi possível com multlipas colaborações

A Ceia de Natal resulta da contribuição de pessoas e entidades que se solidarizaram com este projecto e o tornaram possível.

Ofertas:
Mamãs do "grupo de gémeos" (brinquedos)
D. Odete - Berço (Brinquedos)
D. Almerinda (batatas, cebolas, ovos, couves, azeite, vinagre)
Nestlé (sobremesas e bolos sortidos)
Câmara Municipal de Cascais (apoio financeiro)
Pastelaria Ribeiro (bolos)
Panisol (pão e bolos)
Panificadora de Tires (pão)
Pastelaria Bijou - Cascais (bolo rei)
Pastelaria Garret - Estoril (bolo rei)
Alto Mar ( bacalhau)
Duarte e Lourenço LDA (bacalhau)

Com os géneros oferecidos pelas pessoas da comunidade conseguimos fazer 100 cabazes de Natal.
Estiveram presentes na ceia:
85 crianças com menos de 12 anos,
80 famílias (300 pessoas)
Colaboraram directamente 130 voluntários.

O espaço foi cedido pelo Colégio Maristas de Carcavelos.

terça-feira, janeiro 02, 2007