VIZINHOS COM ALMA
Queridos Amigos, queridos “Vizinhos com Alma”,
Como escreve o poeta, “cada vez que o homem sonha, o mundo pula e avança”...
Pois é, nesse sentido e com essa certeza e convicção que vos dirijo a todos estas palavras; porque acredito que o nosso mundo, a nossa sociedade, pode girar, pular, transformar-se, avançar...
Porque acredito que cada um de vós tem um coração gigante, porque acredito que a nenhum é indiferente a indignidade e a miséria, a pobreza e as angústias de cada outro, porque acredito que não temos de ser uma terra de gente anónima e massificada, nasce o projeto“VIZINHOS COM ALMA”.
Os “Vizinhos com Alma” são homens e mulheres, jovens e crianças, que não se conformam com as situações de carência e miséria mesmo a que estão vetados demasiadas pessoas como nós! São pessoas com um coração e uma boa vontade que, unidos, solidários, generosos, sonhadores, realistas, percebem, sentem e sabem que podem ajudar a “pular” e a “girar” esta realidade que nos envolve.
Os “Vizinhos com Alma” são corações que atentos às necessidades dos muitos que se cruzam connosco, precisam da nossa ajuda e da nossa solidariedade, da nossa generosidade e fraternidade.
Os “Vizinhos com Alma” são pessoas, como cada uma de vós, que apenas uma vez por mês é desafiada a partilhar géneros alimentares, produtos de higiene, artigos de bebé, para depois serem recolhidos e entregues e partilhados com todos aqueles que vivem situações de emergência social.
Os “Vizinhos com Alma” são gente simples que acredita que pode ter uma “palavra”, uma “acção” a dizer e a fazer neste momento da História, na partilha de bens que se tornam depois verdadeiro tesouro a quem deles beneficiar.
Os “Vizinhos com Alma” são pessoas como eu, como tu, que na nossa humildade e na nossa generosidade partilhadas, conseguimos que outros, muitos outros, possam sentir-se acolhidos, ajudados, amados, nestas
fases de vida mais difícil em que de se encontram.
Uma vez por mês, um “Responsável de zona” receberá os bens doados de cada um dos “Vizinhos com Alma”; depois esses mesmos bens serão entregues ou recolhidos pelo nosso Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos que, com os seus responsáveis, os seus técnicos e voluntários os farão chegar a famílias, pessoas concretas que sabemos muito beneficiarão destes nossos gestos de partilha...
Não precisamos de dar “muito”; precisamos dar o que nos ditar o coração: muitas migalhas unidas transformam-se num enorme pão; assim será o projeto “VIZINHOS COM ALMA”. E quantos mais formos, quantos mais corações e boas vontades se unirem a esta causa, maior o“pão” conseguido, maior o número e a qualidade de ajuda prestada aos que mais precisam...
Os “Vizinhos com Alma” não têm de ter raça, cultura específica, credo religioso, convicção política definidas; têm somente que ter um coração que sente, um coração que pulsa, uma sensibilidade que entenda que a nossa sociedade, a nossa Comunidade, não está condenada à solidão, à fome, à miséria, ao anonimato, ao desespero, às lágrimas derramadas, escondidas, envergonhadas!
Os “Vizinhos com Alma” sou eu e és tu. Pessoas simples, mas ousadas na certeza de que, juntos, fazemos pular e girar este nosso mundo...
Organizado pelo Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, este projeto não tem fronteiras, precisamente porque a caridade, a justiça, a fraternidade, não têm igualmente geografias determinadas...
Com cada um, com todos, podemos – e conseguiremos– fazer com que a realidade FOME seja banida desta nossa terra, seja realidade terrível e tremenda que não“acampa” nesta nossa terra de Carcavelos...
Vamos a isso? Dispostos a abrir o coração? Decididos a tornarmo-nos “Vizinhos com Alma”?
É “hoje”, é “agora”, que mudamos o mundo...
Pe. António Fernando Teixeira
Prior da Paróquia de Carcavelos
PRODUTOS NECESSÁRIOS:
Géneros alimentares
Produtos de higiene
Produtos de limpeza
Fraldas
Papas para bebés
Enlatados
Leite
Leguminosas
Azeite
Óleo
Carne
Atum
Salsichas
segunda-feira, janeiro 28, 2013
quinta-feira, janeiro 24, 2013
Vizinhos com Alma
"Vizinhos com Alma", o novo projeto do Centro Comunitário, foi criado em dezembro com o objetivo de impulsionar o espírito de solidariedade dos vizinhos do Centro. Em janeiro os participante do projeto reuniram-se para fazer um balanço da iniciativa.
Em dezembro conseguiram-se 180 cabazes de alimentos e foram apoiadas cerca de 600 pessoas.
"Vizinhos com Alma" leva a que pessoas do mesmo prédio, condomínio, bairro ou até com o mesmo de local de trabalho trabalhem em conjunto para conseguir produtos para o banco alimentar do Centro..
A acção social do Centro Comunitário pretende assim conseguir chegar a mais famílias, uma vez que o número de pedidos de ajuda tem aumentado exponencialmente desde o ano passado.
Cada prédio ou condomínio tem um responsável pela recolha dos alimentos e foram estes responsáveis que se reuniram para partilhar experiências e delinear estratégias.
Pode ser um vizinho com alma seja apenas doando produtos ou sendo um responsável de recolha. Increva-se no site do Centro Comunitário em: http://www.centrocomunitario.net/vizinhoscalma.html
terça-feira, janeiro 15, 2013
Lançamento do livro "Tenho-vos Escrito", do Pe. António Teixeira
O Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos mal teve capacidade para receber as mais de 300 pessoas que quiseram estar presentes no lançamento do livro do Pe. António Teixeira. “Tenho-vos Escrito” foi apresentado pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, e a obra compila as os textos do Blog do Pe. António.
O livro serve também de alavanca para um novo projeto do Centro Comunitário: DOMUS SPES – Casa de Esperança, uma residência para sem-abrigo que entrará em funcionamento já na próxima semana.
O evento contou também com a presença do ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, com a presidente do Instituto de Segurança Social, Mariana Ribeiro Ferreira, com o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, com a presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos, Zilda Silva, entre muitos outros convidados e amigo do Pe. António Teixeira.
Frederico Almeida, vereador da Habitação e Ação Social, da Câmara Municipal de Cascais, Mariana Ribeiro Ferreira, Carlos Carreiras e Pedro Mota Soares.
segunda-feira, janeiro 07, 2013
As Janeiras no Centro Comunitário
Como manda a tradição, o Centro Comunitário ouviu cantar as Janeiras. Muito obrigado ao Grupo de Folclore do CCPC!
Subscrever:
Mensagens (Atom)