quarta-feira, abril 27, 2011

Portugal no Feminino: Casamentos das Rainhas Portuguesas


Em altura de casamento real britânico, a Professora Emília Mesquita, da Universidade Sénior de Oeiras, trouxe-nos curiosidades sobre os casamentos das rainhas portuguesas.

Começou por salientar que os casamentos entre realeza e pessoas fora da nobreza podem parecer comuns agora, mas antigamente não se podiam realizar.

Eram casamentos "Endogâmicos" (dentro do seu ramo), que muitas vezes levantavam o problema da consanguinidade, com consequências ao nível da saúde dos filhos.
Já um casamento entre realeza e pessoa comum denomina-se "Exogâmico" (fora do seu ramo).

Emília Mesquita deu assim alguns exemplos de casamentos entre realeza que aconteceram na nossa História de Portugal. Dotes, efeitos especiais, consumação ou não do casamento... Pequenas curiosidades que retiveram uma audiência maioritariamente feminina e muito atenta aos detalhes interessantes que a nossa história acaba por ter.

Não perca a próxima conversa!

quinta-feira, abril 21, 2011

Conversas à Tarde - Portugal no Feminino


Não Perca! Já na próxima Terça-feira! A professora Emília Mesquita vem falar um pouco sobre as mulheres que se destacam no nosso país.

Antes da sessão será feita uma pequena apresentação de fotos sobre as actividades do Centro Comunitário, e especialmente do Espaço Sénior.

quinta-feira, abril 07, 2011

Plantas Aromáticas na Culinária

Valentim Almeida mostrou como se podem fazer refeições mais saborosas e saudáveis

Cerca de 60 pessoas quiseram participar nesta conversa especialmente “aromatizada” por Valentim Almeida.

Depois de presentear a audiência com raminhos de ervas aromáticas cultivadas em vasos no próprio terraço, o professor Valentim Almeida salientou que era possível substituir os condimentos que não são tão saudáveis (como o sal) por outras plantas aromáticas.


Fez ainda o apelo para que todos tentassem ter em casa o seu próprio jardim de aromas. Num quintal, varanda ou simplesmente à janela, é sempre mais saudável utilizar a planta fresca.


Deu ainda alguns conselhos quanto à adequação de algumas ervas a determinados cozinhados:
- Tomilho: todos os peixes e carnes;
- Alecrim: assados; tem propriedades que fazem afastar os mosquitos;
- Aipo: muito bom em sopas desde que a quantidade seja reduzida (uma ou duas folhas);
- Manjericão: bom em saladas e massas; ter também cuidado com a quantidade utilizada;
- Salva: carnes; com propriedades antioxidantes;
- Cebolinho: deve ser bem picado e utilizado em saladas, omeletes;


Depois de esclarecer as dúvidas dos presentes, Valentim Almeida ainda participou na atuação da Tuna Ibérica, que animou o resto da tarde.


(este texto foi escrito segundo o novo acordo ortográfico)