quarta-feira, abril 23, 2014

Campanha de Angariação de Fundos – Recolha de vestuário e calçado

Entre os dias 10 e 14 de Março, a Brisa promoveu uma campanha de recolha de vestuário e calçado, para apoiar o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, umas das instituições de solidariedade social que conta com a ajuda de um grupo de voluntários da Brisa, agregados no programa de voluntariado do grupo Mello. 

Esta iniciativa surgiu depois de Susana Agarez, responsável pela Gestão das Marcas do Grupo, Publicidade e Media e patrocínios e também coordenadora do grupo de  voluntários inserido no CCPC, ter sido alertada por uma das voluntárias que trabalha na loja Social do Riviera, para o facto de o Centro Comunitário estar em ruptura de stock de bens doados. “Depois de ter sido alertada para esta situação seguiu-se uma conversa minha com a Natércia Martins sobre o mesmo assunto em que chegámos à conclusão de que poderíamos fazer uma campanha de recolha na Brisa, junto dos nossos colaboradores.”
Embora a adesão tenha sido um pouco menor do que o esperado, Susana explica que “com a proliferação das caixas da Humana e Cáritas as pessoas foram depositando os bens que tinham de forma mais frequente, não ficando com os bens armazenados, mas esta companha serviu para as alertar para a necessidade do Centro e acreditamos que das próximas vezes que tiverem algo para dar, nos trarão para serem entregues no CCPC.”
Esta campanha teve a duração de uma semana, mas a ideia é que venha a ter alguma continuidade: “vamos voltar a comunicar e relembrar aos nossos colaboradores desta necessidade, que, infelizmente, não se esgota por aqui”, conclui Susana.

terça-feira, abril 15, 2014

Sessão Informativa - A segurança não tem idade

Decorreu no passado dia 17 de Março, do Centro Comunitário, uma ação de formação destinada ao público sénior, promovida pela União de Freguesias de Carcavelos e Parede. Durante a acção,  os Agentes da PSP da esquadra da Parede exibiram um vídeo e responderam às perguntas da assistência. 
O Plano Idoso Seguro insere-se no âmbito do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade da Polícia de Segurança Pública, incidindo sobre os grupos de risco da população concelhia. 
 Os idosos são considerados um grupo de risco porque são potenciais vítimas de crime, fruto da sua falta de autonomia, da sua clausura domiciliária e até da sua exclusão social.  
Os crimes mais frequentemente cometidos contra a população sénior são o roubo, o furto, a burla e a violência doméstica. O objetivo do Programa Idoso Seguro é sinalizar os idosos em risco, encaminhando os processos para as instituições competentes (Centros de Saúde, Segurança Social). 
Foram transmitidas à assistência, de forma bem humorada, as medidas de prevenção a adotar para evitar assaltos e furtos; bem como os conselhos a seguir quando estes acontecem. 

A PSP tem a preocupação, em cada uma destas ações, de sensibilizar a audiência para que dê a conhecer casos que se enquadrem nos critérios de risco, por forma a expandir a rede de informação, permitindo às instituições atuarem. 
Finda a exibição do vídeo, seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, partilha de histórias pessoais e, no final, um lanche de confraternização. 
 A PSP da Parede possui um formulário que distribuiu pelos idosos presentes, com o intuito de ampliar a base de dados existente, onde a informação mais importante são os contactos de emergência a que poderá recorrer, caso seja necessário (os números de telefone de familiares, vizinhos e amigos são inestimáveis instrumentos de auxílio).
Vanda Maltez,
Voluntária  

sexta-feira, abril 04, 2014

Vizinhos com Alma: Resumo de Março de 2014

Caros "Vizinhos com Alma",

Mais um mês passou e apesar de não termos atingido os números do ano passado, no mesmo mês, temos de agradecer o Vosso empenho, que garante há 15 meses consecutivos melhores condições no apoio às famílias carenciadas.

Junto enviamos os tradicionais mapas e os produtos mais necessários para o mês que agora se inicia.

Aproveitamos igualmente para vos informar, como alguns já devem ter-se apercebido pela publicação no Facebook do Centro, que, infelizmente, o número de pedidos tem aumentado o que nos tem deixado apreensivos e eventualmente criar uma lista de espera, caso não tenhamos maior quantidade de géneros, para que os pedidos e cabazes atribuídos tenham um mínimo de dignidade na sua composição. Esta última distribuição não é certamente daquelas em que nos sintamos orgulhosos pelo nosso trabalho.

Obrigado a todos, acreditamos que Abril vai ser melhor.

Um grande abraço e uma Páscoa feliz.

Victor Santos.