terça-feira, julho 13, 2010

Porta Aberta 2010

Mais um dia de Porta Aberta, sempre com actividades para todos os gostos. A manhã começou com futebol humano, voleibol e andebol. Depois do pequeno almoço as crianças puderam escolher entre basebol, dança e basquetebol.

Já com um bom almoço a aconchegar barrigas, um grupo foi fazer jogos tradicionais para a Quinta da Alagoa enquanto que os restantes ficaram no Centro a construir um espantalho na aula de trabalhos manuais.

Ficam algumas fotos de amostra destas e outras actividades!

Basebol

Cerâmica

Andebol

Azulejaria

Hoquei

Basebol

A jogar "Quatro em Linha"

Jogos com água

Jogos com água

Andebol

Dança

Cerâmica

Crianças do apoio escolar fazem passeio de barco

No dia 26 de Junho as crianças que têm apoio escolar no Centro Comunitário fizeram um passeio de barco para celebrar o final do ano lectivo. o Apoio Escolar funciona todos os Sábados de manhã, durante os períodos escolares, e pretende ajudar as crianças que têm dificuldades em algumas matérias.

Os manos Duarte, Teresa e Dulce quiseram contar-nos como foi fazer um passeio de barco. Dezoito crianças e alguns voluntários e técnicos passaram a tarde de Sábado na baía de Cascais.

O barco saiu da marina de Cascais, não sem antes todos estarem devidamente preparados: “Bebemos iogurtes, tirámos uma fotografia e pusemos os coletes” (Duarte).

Antes do desembarque algumas recomendações: “quem habitualmente se sentisse mal devia sentar-se à frente no barco” (Dulce) e “todos os coletes tinham apitos para quem caísse ao mar poder avisar. Mas não se podia apitar dentro do barco!” (Duarte)

Para zarpar foram precisos seis voluntários: “tivemos de estar a puxar uns de cada lado para a vela ir para cima!” (Teresa).

Já em mar-alto, o passeio demorou cerca de duas horas. Durante a viagem as crianças tiveram oportunidade de fazer outras coisas: “aprendemos a fazer nós de marinheiro” (Duarte) “E depois eles [a tripulação] estiveram a contar histórias” (Teresa).

O regresso do passeio contou atribulados problemas de estacionamento: “quando voltámos estava um barco estacionado no sítio deles e tivemos de ir para outro sítio!”

O balanço final não deixa de ser muito positivo!

“Gostei de passear de barco e de ajudar a manobrar” – Teresa

“Gostei do passeio e da animação” – Dulce

“Gostei de andar de barco e de fazer as actividades” - Duarte

quinta-feira, julho 08, 2010

Porta Aberta - Primeira "mangueirada" do ano!


As quartas-feiras tem por hábito ser um dia especial durante o Verão no Centro Comunitário. Ontem não foi excepção. Durante a tarde e para fazer frente ao calor, as crianças fizeram jogos com água, acompanhados de borrifos de mangueira para refrescar os ânimos.

segunda-feira, julho 05, 2010

Começou a “Porta Aberta”!

Hoje iniciaram-se as actividades de Verão para as crianças, entre os 6 e os 12 anos, no Centro.

Os 39 graus que se fizeram sentir neste primeiro dia foram compensados com muita água e sombras. Apesar do calor, o dia correu sem percalços, com actividades desportivas, jogos, cerâmica, filmes, matraquilhos e ping pong.

Para o Francisco, de 6 anos, foi a primeira vez na Porta Aberta. Pertence ao grupo dos mais novos, os “batatinhas”. Fez cerâmica, basquetebol, ping pong, e a sua actividade favorita do dia: futebol humano.

Amanhã esperam-nos novas actividades e divertimentos!

Ateliê de Teatro - Acaba o ano e desce o pano

Terminou mais um ano de ateliês no Centro. O Teatro é uma das formações com mais alunos, e está dividido em teatro para crianças e para adultos, sob a orientação da actriz Natasha Marjanovic.

No dia 14 fez-se a apresentação do trabalho final das crianças com duas peças preparadas pelos alunos e pela formadora.

Assim sendo, o mais novos trouxeram a palco a história dos sete cabritinhos, a sua mãe, o lobo comilão e a raposa esperta.

Os formandos adolescentes escreverem e representaram uma peça sobre uma peculiar turma do liceu.

No dia 28 de Junho os adultos prepararam uma história de crime e mistério, que se passava num comboio.


Em Setembro não se esqueça de se inscrever para os ateliês do Centro!

quinta-feira, julho 01, 2010

Conversas à Tarde - O Vinho de Carcavelos


Em Junho o Vinho de Carcavelos chegou ao salão do Centro Comunitário.

Coube ao Prof. Fernando Catarino e ao Prof. Valentim Almeida trazerem-nos os aromas e as castas deste néctar da região. A prova fez-se também acompanhar por bolachinhas de Carcavelos e e pelo Carcaveló (um pão de ló feito com vinho de Carcavelos), cortesia da produtora "Casa Favinha".

Fica um artigo, autoria dos dois professores, para o ajudar a conhecer o Vinho de Carcavelos. Não perca também o artigo realizado na nossa newsletter Mensal Ágora!

Visita guiada ao Vinho de Carcavelos


As quintas:

Registos do séc. XVIII referem a existência de 12 quintas nos limites de Carcavelos. Note-se que até 1895 esta freguesia inseria-se no Concelho de Oeiras. Era nessas quintas que se localizavam as vinhas.

A toponímia actual permite descobrir onde se localizavam muitas dessas quintas. Num passeio atento poderão ainda descobrir-se sinais indeléveis de algumas delas. É o caso das seguintes: Vela Vista, Lameiro, Rosas, Alagoa, Paulo Jorge e Barão.

Aspecto actual de locais onde existiam algumas quintas de Carcavelos

Na actualidade cultivam-se cerca de 20 ha de vinhas nas seguintes quintas:

- Samarra, Pesos e Ribeira em Caparide

- Sra do Mar e Qta do Marquês em Oeiras

Espera-se ainda que se plantem 4 ha na Qta. do Barão e se ampliem as vinhas na Qta. do Marquês

As adegas:

Dos tempos de Pombal resta uma sumptuosa adega, hoje desactivada. Igualmente desactivada se encontra a adega da Qta do Barão, onde se espera instalar o Museu do Vinho de Carcavelos, por intervenção do Município de Cascais.

Adegas do passado:

Adega da Qta do Marquês (séc. XVIII)


Adega da Qta do Barão – futuro Museu da Vinha e do Vinho de Carcavelos


Na actualidade laboram as adegas da Qta. da Ribeira e da Qta do Marquês. Esta última, resultou dum investimento do Município de Oeiras que permitiu a reabilitação dum imóvel do séc. XVIII e a aquisição da moderna tecnologia de que está equipada.


Aspectos da actual adega da Qta do Marquês

Os vinhos

Segundo os “Estatutos da Região Vitivinícola de Carcavelos” (DL 246/94) os vinhos licorosos DOC Carcavelos devem provir das seguintes castas:

a) Castas recomendadas num mínimo de 75 %:

i) Brancas: Galego Dourado, Boal Ratinho e Arinto

ii) Tintas: Periquita e Negra Mole

Castas autorizadas até ao máximo de 25%:

i) Brancas: Galego Rabo-de-Ovelha e Serra Nova

ii) Tintas: Trincadeira Preta

No passado muitas foram as marcas de Vinho de Carcavelos que obtiveram prémios e medalhas dentro e fora do país.

Algumas marcas de Vinho de Carcavelos já desaparecidas do mercado


Actualmente podem adquirir-se 5 marcas de vinho de Carcavelos indicando-se os locais de venda:

- Qta do Barão, na Garrafeira Nacional

- Qta da Ribeira e Qta dos Pesos, na adega local e em diversas casas de Carcavelos (Casa Favinha, Café Companhia, Papelaria e duas lojas no Centro Comercial)

- Qta de Cima Na Ex-Estação Agronómica Nacional

- Conde de Oeiras, no Posto de Turismo de Oeiras e na Loja do Município (Oeiras Parque).

Valentim Almeida e Fernando Catarino